sexta-feira, 30 de março de 2012

Dança de rua- É show!





O vídeo que trago hoje é do filme "Ela dança eu danço 2" que muitos já devem ter assistido... É a disputa final! Quem ainda não assistiu, vale apena!

Hoje vou falar um pouco sobre dança de rua.
Gosto muito e ainda vou aprender a dançar, pq é muito massa
dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
* Fortes
* Sincronizados e harmoniosos
* Rápidos
* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Coreografados
As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica.
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como conseqüência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi desseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.
  Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Broolkin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.
  Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bem, pra começar vou contar para vcs um pouco do West coast swing. Esse estilo eu conheci há uns dois anos atrás por acaso, através desse vídeo no you tube, com os dançarinos Jordan Frisbee e Tatiana Mollman. Fiquei encantado!

West Coast Swing é um estilo de dança em par de origem norte-americana derivada do Lindy Hop e continua evoluindo, seguindo as tendências musicais de cada década, ajustando-se para acomodar novos estilos de dança.
O West Coast Swing é a mais versátil das danças atuais, possibilitando a criatividade e improviso tanto para a dama como para o cavalheiro, pois é caracterizada pela dança em linha (em inglês slot) e pela elasticidade dos movimentos, resultado da extensão-compressão dos parceiros.
Na década de 1970 adotou um pouco do estilo da Disco e do Hustle. Mas hoje, pode ser dançado com a maioria das músicas tocadas nas rádios, e incorpora muitos elementos de dança de Hip Hop e Jazz.
Tem um filme que fala sobre esse estilo: Ritmo do amor. Muito bom!
Espero que tenham gostado e isso é só o começo!

Aqui começa o espetáculo!

Aqui está o seu mais novo diário da dança... Informações serão passadas, experiências trocadas e muito mais! Tudo isso com a ajuda de todos vcs dançarinos e dançarinas desse meu mundão a fora. Agora estaremos cada vez mais perto!